Políticas de Ações Afirmativas e Acessibilidade

 

Políticas de Ações Afirmativas e Acessibilidade

 

Navegue com acessibilidade

 

 

Políticas de Ações Afirmativas

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG)  foi a segunda universidade no Brasil a aprovar uma RESOLUÇÃO - CONSUNI No 07/2015, aprovada em 25/04/2015, que  Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos e indígenas na Pós-Graduação stricto sensu na UFG.

A Resolução prevê em  seu Art. 1o, que  "Os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Goiás adotarão ações afirmativas para a inclusão e a permanência da população negra e indígena no seu corpo discente.

O PPPGEDUC já vem adotando há alguns anos a reserva de vagas para a população pretos, pardos e indígenas - PPI (20%) e para as pessoas com deficiência - PCD (10%) e vem discutindo possibilidade de ampliação para outros grupos com baixa representatividade nos cursos de pós-graduação.

Ações Afirmativas são políticas com o objetivo de promover grupos socialmente discriminados. Estas ações não não se limitam as iniciativas de reservas de vagas e de vagas suplementares, visam possibilitar ações de caráter restitutivos e de promoção e inclusão destes grupos da população.

No PPGEDUC além da reserva de vagas há o propósito de  práticas acadêmicas de apoio aos estudantes em suas necessidades específicas e conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade da UFG/UFCAT (Em transição).

 

Neste contexto de transição da UFCAT estão sendo discutidas políticas e a formulação de normativas que direcionarão as políticas afirmativas na Pós-Graduação stricto sensu.

 

 RESOLUÇÃO - CONSUNI No 07/2015 Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/85/o/Resolucao_CONSUNI_2015_0007.pdf